quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Empatia e Humanismo

Gostaria de falar um pouco sobre duas palavras que acho muito importantes nos dias de hoje: EMPATIA e HUMANISMO.

"Empatia: Capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias. 

Lus.: Capacidade de se identificar com outra pessoa; faculdade de compreender emocionalmente outra pessoa.

De em+phatos(Gr)+ia(estado de alma)"

Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/empatia/

"Humanismo, no sentido amplo, significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo. Está relacionado com generosidade, compaixão e preocupação em valorizar os atributos e realizações humanas."

Fonte: http://www.significados.com.br/humanismo/

Hoje, uma acontecimento me levou a pensar (e muito) nos significados dessas palavras...


Recebemos uma notícia triste relacionada a uma criança (filho de um colega de trabalho) e fizemos uma corrente de oração. No instante em que a oração terminou, já havia pessoas falando de futebol, gargalhando, como se a notícia fosse uma final de campeonato.


Tudo bem, não quero que as pessoas arranquem cabelo ou chorem... mas que ao menos respeitem a dor do outro... se compadeçam dela e respeitem antes de qualquer coisa Deus (ou qualquer outra denominação que se dê a Ele dentro da religião e das crenças de cada um). Respeite a dor de um pai que passa por dificuldades com um filho... Orem por ele... Será que é pedir muito? Infelizmente, algumas pessoas parecem nem imaginar o que é empatia ou humanismo... infelizmente, algumas pessoas pouco se importam com isso.... Se bobear até pensam: "não é comigo mesmo"...


Fico pensando: poderia ser meu filho... Poderia ser seu filho... seu irmão... seu primo... seu sobrinho... Ou poderia não ser nada seu nem meu... mas é uma criança que tem pai, tem mãe, tem avó, avô, irmão, tios, tias, primos, e tantas outras pessoas que estão sentindo dor... sofrendo junto com ela... andando na corda bamba... Mantendo a fé (ou tentando mantê-la), pois num momento difícil, seja no que for, a fé é o que nos sustenta... o que os mantêm em pé.


Será que é tão difícil praticar a empatia? O Humanismo?


Vamos tentar?



Nenhum comentário:

Postar um comentário